100%

Tribuna da Casa Legislativa recebe o nome de Vereador José Agrípio Panta do Rêgo

Na noite de segunda-feira, 10 de dezembro, na Câmara de Vereadores, em Ato Solene, a tribuna da Casa Legislativa, situada no Plenário Arthur Taurino de Rezende, recebeu o nome de Tribuna Vereador José Agrípio Panta do Rêgo. A homenagem (in memoriam) ao Vereador,  está em conformidade com a Resolução n° 0003, de 30 de outubro de 2018, de proposição do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Antônio Celso Panta Habekost, assinada pela Mesa Diretora da Casa Legislativa.

Durante a solenidade ocorreu o descerramento da placa, que foi realizado pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Antônio Celso Panta Habekost, pela esposa  e  pelos filhos do Vereador José Agrípio Panta do Rêgo.

Na ocasião, fizeram uso da palavra o filho do Vereador homenageado, Eduardo Luiz do Rêgo, e o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Antônio Celso Panta Habekost.

O Presidente da Câmara de Vereadores destacou a importância desta homenagem e lembrou que José Agrípio Panta do Rêgo, Zé Agrípio, como era conhecido, foi um Vereador atuante na busca pelos direitos dos cidadãos e na defesa das instituições democráticas, e autor de importantes projetos para Rio Pardo.

Participaram do ato, além dos Vereadores e Vereadoras, os familiares do Vereador José Agrípio Panta do Rêgo: Bernadete Rejane Wink do Rêgo(esposa), Eduardo Luiz do Rêgo(filho), Michele Rejane do Rêgo Varreira(filha), Alcy Panta(mãe), Arly Panta do Rêgo e Erly Panta do Rêgo(irmãos), Janaina do Rêgo(nora), Thiago Varreira(genro), Rafael do Rêgo(neto) e Neiva Panta Rêgo(cunhada).

CURRÍCULO DO VEREADOR JOSÉ AGRÍPIO PANTA DO RÊGO

José Agrípio Panta do Rêgo nasceu na cidade de Rio Pardo, no ano de 1953. Filho do Senhor Derly Miguel do Rêgo e da Senhora Alcy Panta do Rêgo. Casado com Bernadete Rêgo, teve dois filhos: Eduardo e Michele.

 Estudou no Colégio Ernesto Alves e formou-se em Técnico, na área de Contabilidade, na Escola Técnica Dr. Apolinário Francisco de Borba. Cursando ainda, até o 6º semestre de Direito, na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Iniciou sua vida trabalhando como funcionário, no Escritório de Contabilidade Fahrion.

Entrou para a carreira política pelas mãos de amigos e no ano de 1992 elegeu-se como Vereador pelo Partido Democrático Trabalhista, perfazendo 591 votos. No ano de 1983, assumiu a cadeira na Casa das Leis e foi eleito para a Mesa Diretora da Casa Legislativa de Rio Pardo, como  1º Secretário, cargo que ocupou novamente, no ano de 1986 e em 2008.

No ano de 1983, o jovem Vereador, Membro da Mesa Diretora, ocupou também a Comissão Representativa da Casa, que cuida dos trabalhos legislativos durante o período de recesso parlamentar.

Vereador atuante na busca dos direitos dos cidadãos e na defesa das instituições democráticas, elegeu-se Vereador por 7 legislaturas consecutivas, tornando-se Presidente da Casa Legislativa de Rio Pardo no ano seguinte ao que foi 1º Secretário, sendo eleito Presidente pela primeira vez, isto nos anos de 1984, depois 1989, 1993, 2000, 2002 e 2005, tornando-se Presidente por 7 legislaturas, pois sua reeleição em 2008, o levou a Presidência pela 7ª vez em 2009, fato inédito na política recente, com exceção de nomes que configuraram os primórdios da história desta Casa.

Em   outubro de 2008, reelegeu-se por mais quatro anos, com votação de 604 votos, recebendo das mãos do Juiz Eleitoral, Dr. André Daniel Köhler o diploma de Vereador, complementando a 7ª legislatura, no dia 20 de novembro de 2008, para mandato de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012.

José Agrípio, na Câmara de Vereadores, escreveu uma história política. Em 1989, dia 7, do mês de outubro, instaurada a Constituinte Municipal, se tornou também Presidente, e foi quem coordenou os trabalhos de revisão da Lei Orgânica Municipal.

Em março de 1991, tornou-se Assessor da Presidência do IRGA(Instituto Riograndense do Arroz), permanecendo neste cargo até junho de 1992.

Em 1994, tornou-se Secretário Municipal de Obras, por gestão pública de 1993 a 1996, na Prefeitura Municipal de Rio Pardo.

Em fevereiro de 1995 até junho de 1996, se tornou Assessor Parlamentar do gabinete do Deputado Heron de Oliveira, fato repetido de julho de 1998 até 1999.

Participou na sua vida pública de muitas Comissões, entre elas a Comissão de Constituição, Justiça e Orçamento, hoje, Comissão de Justiça, Orçamento, Economia, Finanças e Redação Final; e da Comissão Representativa e Comissão de Agricultura, sendo Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Orçamento, no ano de 2006.

Pela liderança exercida, foi Líder de Bancada dos partidos em que designou sua vida pública, primeiramente no Partido Democrático Trabalhista, posteriormente no Partido do Movimento Democrático Brasileiro e no Partido Trabalhista Brasileiro.

Em 2000, foi eleito pela primeira vez consecutiva, Vereador, com total de 567 votos, sendo o 6º Vereador mais votado. Em 2004, foi eleito novamente para uma cadeira legislativa, sendo o 3º Vereador mais votado do município, com 891 votos.

No ano de 2005, diante da alteração política ocorrida no município de Rio Pardo, por determinação da Justiça Eleitoral, assumiu a pasta de Prefeito Municipal de Rio Pardo, período que se estendeu na transição política.

Zé Agrípio, como é conhecido pelo amigos, foi o autor de importantes projetos para Rio Pardo, dentre eles, destacamos a Lei nº 1.308, que cria o "Programa Municipal do Leite para as Crianças Carentes".

Reelegeu-se em 2009, para o exercício de 2009 a 2012, sendo Presidente do Legislativo em 2009.

Faleceu em 26 de agosto de 2010.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/12/2018 - 14:04:55 por: Ana Rita Martins Silva - Alterado em: 11/12/2018 - 14:26:46 por: Ana Rita Martins Silva

Notícias

PONTO FACULTATIVO
PONTO FACULTATIVO

A Câmara Municipal, presidida pelo Vereador José Henrique Unterberger Santos, através da Portaria nº 0041/2019, declara ponto facultativo no Poder Legislativo, na sexta-feira, dia 21 de junho de 2019 . A decisão acompanha a Prefeitura Municipal de Rio Pardo.

Sessão Solene homenageia a COCAMARP
Sessão Solene homenageia a COCAMARP

Na noite de segunda-feira,  17 de junho,  ocorreu na Casa Legislativa, Sessão Solene em homenagem a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Pardo - COCAMARP, em alusão a Semana Nacional do Meio Ambiente e ao Dia Nacional de Luta dos Catadores(as) de Materiais Recicláveis. A homenagem está em conformidade com o Requerimento nº 0040/2019, de 31 de maio de 2019, de proposição do Vereador João Luiz Vaz da Rocha.

Sessão Solene em homenagem a COCAMARP
Sessão Solene em homenagem a COCAMARP

Na segunda-feira, 17 de junho, às 19 horas, ocorrerá nesta Casa Legislativa, Sessão Solene em homenagem a COCAMARP - Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Pardo, em alusão a Semana Nacional do Meio Ambiente e ao Dia Nacional de Luta dos Catadores(as) de Materiais Recicláveis.

A homenagem está em conformidade com o Requerimento nº 0040/2019, de 31 de maio de 2019, de proposição do Vereador João Luiz Vaz da Rocha.

Poder Legislativo recebeu relatório de avaliação das metas fiscais do Executivo Municipal
Poder Legislativo recebeu relatório de avaliação das metas fiscais do Executivo Municipal

Na tarde de hoje, segunda-feira, 27 de maio, a Casa Legislativa Municipal, através da Comissão de Constituição, Justiça, Orçamento, Economia, Finanças e Redação Final, recebeu em audiência pública, o Secretário Municipal da Fazenda, Mauro Ribamar e o Contador do Poder Executivo, Roberto Carlos Lussi.

Na ocasião, o Secretário e o Contador apresentaram para os Vereadores, o relatório de avaliação das metas fiscais do Executivo Municipal, referente ao 1º quadrimestre de 2019, conforme está estabelecido no § 4º, do art. 9º, da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Audiência Publica
Audiência Publica

convite da Audiência Pública para apresentação e avaliação das Metas Fiscais do Executivo Municipal, referente ao 1º quadrimestre de 2019.

Sessão Solene concedeu Título de Cidadão Emérito ao Senhor Waldemar Lopes de Moraes e Título de Cidadã Honorária à Senhora Maria Beatriz dos Santos Almeida Moraes
Sessão Solene concedeu Título de Cidadão Emérito ao Senhor Waldemar Lopes de Moraes e Título de Cidadã Honorária à Senhora Maria Beatriz dos Santos Almeida Moraes

Na tarde de sexta-feira,  17 de maio,  ocorreu na Casa Legislativa, Sessão Solene que concedeu  o Título de Cidadão Emérito ao Senhor Waldemar Lopes de Moraes, Governador do Rotary -  Distrito 4680, e o Título de Cidadã Honorária à Senhora Maria Beatriz dos Santos Almeida Moraes, Diretora da Comissão de Serviços à Juventude do Rotary - Distrito 4680, pelos relevantes serviços prestados à comunidade rio-pardense. A homenagem está em conformidade com os Decretos Legislativos nº 0002 e nº 0003, de 30 de abril de 2019, de proposição da Vereadora Vera Lúcia Ferreira da Silva.

Sessão Solene : Título de Cidadão Emérito e Título de Cidadã Honorária
Sessão Solene : Título de Cidadão Emérito e Título de Cidadã Honorária

Na sexta-feira, 17 de maio, às 16 horas, ocorrerá nesta Casa Legislativa, Sessão Solene que concederá o Título de Cidadão Emérito ao Senhor Waldemar Lopes de Moraes, Governador do Rotary - Distrito 4680, e o Título de Cidadã Honorária à Senhora Maria Beatriz dos Santos Almeida Moraes, Diretora da Comissão de Serviços à Juventude do Rotary - Distrito 4680.

A homenagem está em conformidade com os Decretos Legislativos nº 0002 e nº 0003, de 30 de abril de 2019, de proposição da Vereadora Vera Lúcia Ferreira da Silva.