100%

Casa Legislativa entregou Moção de Congratulação para a Banda Marcial dos Dragões

Na Sessão Ordinária de segunda-feira, 10 de setembro,  a Banda Marcial dos Dragões, do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, da cidade de Rio Pardo, recebeu homenagem na Casa Legislativa, através da Moção de Congratulação nº 0007/2018, de autoria da Vereadora Maria Salete Silva Trabaina.

A Moção que  foi entregue para a Diretora do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, Professora Marla Kroth, congratulou a Banda Marcial dos Dragões pelos seus 50 anos, comemorados no dia 07 de setembro.

Segundo a Vereadora Maria Salete Silva Trabaina, proponente das Moção, ao longo desses anos essa banda vem se destacando na participação de eventos, festivais e concursos a nível municipal, estadual e nacional, por isso,  o reconhecimento pelos seus 50 anos. 

A Vereadora também lembrou que as bandas marciais do município de Rio Pardo, além de seguirem a tradição cultural, são de importância para a vida escolar, como também, desenvolvem a iniciação para profissionalização musical e artística.

O Presidente da Casa Legislativa, Antônio Celso Panta Habekost, que conduziu a homenagem, parabenizou a Banda pelos seus 50 anos e destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado, onde ao longo desse tempo, nos lugares por onde apresenta-se, vem divulgando o nome da cidade de Rio Pardo.

Após a homenagem ocorreu a apresentação da Banda Marcial dos Dragões, que foi prestigiada pelos Vereadores e Vereadoras, e pelos representantes da comunidade escolar.

HISTÓRICO BANDA MARCIAL DOS DRAGÕES – INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ERNESTO ALVES

No ano de 1754 o Governador do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade, enviou para Rio Pardo tropas do Regimento dos Dragões de Minas Gerais e de Colônia do Sacramento, com o objetivo de barrar as investidas espanholas a oeste do território. Esses soldados formaram a unidade dos Dragões de Rio Pardo, uma das mais famosas e respeitadas do período colonial. Realizaram eles mesmos algumas modificações em seu uniforme oficial, tornando-os diferentes dos de outros regimentos. Séculos mais tarde, são esses os heróis do passado que a Banda Marcial dos Dragões homenageia com seu uniforme de apresentação, representando a cidade de Rio Pardo em suas apresentações pelo Brasil.

Desde 1910, com a fundação do Grupo Escolar Ernesto Alves, já há a presença de sua banda escolar, tradição em Rio Pardo, cidade de origem militar, sendo que a  partir de 1920, a banda musical do Grupo Escolar Ernesto Alves passa a ser destaque nos desfiles cívicos.

No ano de 1960, com a Consolidação do movimento estudantil há a transformação em nível estadual das bandas musicais escolares para a categoria marcial. Em 1964 o Presidente Castelo Branco vem a Rio Pardo e a Banda Marcial Ernesto Alves é solicitada para a recepção do presidente.

Em 1968 o Mór da Banda Marcial Ernesto Alves ostenta réplica do uniforme do Regimento dos Dragões de Rio Pardo. Neste ano a banda marcial da escola é oficialmente batizada de Banda Marcial dos Dragões. A ideia do nome da banda e do uniforme veio em alusão a própria história da vinda do Regimento dos Dragões para Rio Pardo, no século XVIII. No Centro Regional de Cultura de Rio Pardo, existe uma réplica do uniforme oficial dos soldados da época, o qual serviu de modelo para a confecção dos futuros uniformes da banda. 

A Banda Marcial dos Dragões do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, tem em sua trajetória de 50 anos, significativas contribuições, levando honrosamente o nome de Rio Pardo por onde se apresenta, festivais e concursos importantes do Estado do Rio Grande do Sul, além de envolver crianças, adolescentes e jovens da nossa comunidade em uma atividade cultural de grande valor.

Atualmente, a Banda na Categoria Sênior é composta por aproximadamente 50 componentes distribuídos entre Pelotão de Bandeiras, Baliza, Mór, Corpo Coreográfico e Corpo Musical. 

A Banda desenvolve também um projeto educacional e social na categoria Mirim, apoiado pelo CPM Pe. Broggi do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves e o COMDICA, prepara crianças e adolescentes (alunos das escolas públicas de Rio Pardo), para futuramente ingressarem na Categoria Sênior, despertando o gosto e as habilidades referentes à música, as noções de marcialidade e a dança, contribuindo na formação pessoal de seus cerca de 30 componentes. 

A Banda é acompanhada por uma comissão de voluntários que não medem esforços para levar o trabalho adiante. 
Na comissão de coordenação, representam o Instituto Ernesto Alves, a Diretora Marla Kroth e a professora Jocelaine Bernardes. Na coordenação técnica o Sr. Roberto Paim. 

E os seguintes instrutores: 
Jonas Meireles: Professor, arranjador, compositor e regente. 
Claudio Ceni: Regente voluntário. 
Rosi Paim: Coreógrafa do Corpo Coreográfico Sênior. 
Carla Rosa: Coreógrafa de Baliza e Corpo Coreográfico Mirim. 
Priscila Paim: Coreógrafa de Baliza 
Bruno Aires: Instrutor da Banda Mirim 
Paulo Assis: Monitor de Percussão Banda Mirim.
       
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/09/2018 - 15:18:02 por: Ana Rita Martins Silva - Alterado em: 11/09/2018 - 15:59:17 por: Ana Rita Martins Silva

Notícias

Trânsito volta a ser debatido na Câmara Municipal
Trânsito volta a ser debatido na Câmara Municipal

Na segunda-feira, 19 de novembro,  antes da Sessão Ordinária, a Casa Legislativa, através da Comissão de Segurança, Transporte, Mobilidade Urbana, Infraestrutura e Patrimônio Histórico, realizou mais uma reunião para tratar sobre o trânsito no município de Rio Pardo. 

PONTO FACULTATIVO
PONTO FACULTATIVO

A Câmara Municipal, presidida pelo Vereador Antônio Celso Panta Habekost, através da Portaria nº 0027/2018, declara ponto facultativo no Poder Legislativo, na sexta-feira, dia 16 de novembro, após o feriado do dia 15, alusivo à Proclamação da República. A decisão acompanha a Prefeitura Municipal de Rio Pardo.

Audiência Pública
Audiência Pública

A Casa Legislativa Municipal, presidida pelo Vereador Antônio Celso Panta Habekost, realizará audiência pública, na segunda-feira, dia 12 de novembro de 2018, às 18h, no Plenário Arthur Taurino de Rezende, conforme requerimento nº 0048/2018, para tratar sobre o horário de funcionamento de bares e restaurantes, no entorno da Rua Almirante Alexandrino, devido ao Decreto Municipal nº 062, de 03 de outubro de 2018, do Executivo Municipal.

Trânsito foi tema de reunião no Legislativo Municipal
 Trânsito foi tema de reunião no Legislativo Municipal

Hoje, 29 de outubro, antes da Sessão Ordinária, a Câmara Municipal, através da Comissão de Segurança, Transporte, Mobilidade Urbana, Infraestrutura e Patrimônio Histórico, realizou reunião que tratou sobre o trânsito no município de Rio Pardo.