CÂMARA DE VEREADORES RECEBE CORSAN PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Aconteceu na noite de segunda feira, dia 14 de agosto, a audiência pública que recebeu a CORSAN na Câmara de Vereadores. Vieram para trazer apontamentos e  explanar sobre questões pertinentes ao saneamento básico a  gestora na unidade de Rio Pardo, a Sra. Rosângela Freitas dos Santos,o  Superintendente adjunto da Central da CORSAN Emerson da Silveira Antonini  e o Secretário de Obras do Município, Joel Lisboa da Rocha.

Segundo o Sr. Emerson Silveira Antonini, anterior ao ano de 2007, a CORSAN não tinha envolvimento com as questões de esgotamento sanitário, direcionando somente o abastecimento de água.  Após 2007, a CORSAN  possui contratos de Programa, tendo a exigência em suas cláusulas, metas a serem cumpridas em curto médio e longo prazo nas cidades onde são abastecedores de água.

No plano municipal de saneamento,  a CORSAN iria utilizar o esgoto misto, ou seja utilizar as redes existentes, fazendo melhorias para captá-lo. Com o custo alto da obra, tem-se o projeto de um Separador Absoluto, com 19 elevatórios de esgoto e uma estação de tratamento. Atualmente existe o  projeto  do Governo Federal chamado AVANÇA CIDADES. Rio Pardo, tem o projeto Executivo pronto. A cidade entra até novembro de 2017 solicitando esse recurso. São 19 terrenos e uma estação, 20 lotes que precisam ser encontrados na cidade para a realização da obra. O projeto da Vila Pinheiros já foi aprovado. O município e a CORSAN assinaram um convênio que libera 2 milhões de reais do fundo Municipal de Gestão compartilhada para execução da obra.

Segundo o Secretário de Obras Joel Lisboa da Rocha, Saneamento Básico depende de ações coletivas para qualidade de vida das pessoas. O contrato com a CORSAN foi celebrado em novembro de 2011, e muitas ações ainda estão pendentes, estando conscientes da necessidade da fiscalização que se faz necessária. Mesa diretora e vereadores também debateram sobre qualidade do serviço e melhorias para localidades da nossa cidade.

NOTA DE PESAR

Vimos por meio desta anunciar o falecimento do Ex- Presidente da Casa Legislativa, Sr. Vilson Carlos Matte Pessoa de Brum.

CÂMARA DE VEREADORES RECEBE A PRESENÇA DA SENADORA ANA AMÉLIA LEMOS

Em visita a região do Vale do Rio Pardo, a Excelentíssima Senadora do Partido Progressista (PP) Ana Amélia Lemos, se fez presente na Câmara de Vereadores nesta última sexta- feira. A Câmara representada pelo seu Presidente José Oniro Lopes recebeu ainda, membros do Partido Progressista de Rio Pardo, o Prefeito Municipal Rafael Barros e o Secretariado Municipal representando a coligação entre partidos da atual gestão.