Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Em uma noite emocionante, marcada pela fé e religiosidade, a Câmara de Vereadores de Rio Pardo realizou ontem, 19 de novembro, sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra.

A homenagem foi instituída, através da Resolução nº 06, de 12 de dezembro de 2006, de autoria da Vereadora Marisete Wietzke de Oliveira(PTB), e está em conformidade com a Resolução nº 09, de 15 de outubro de 2013, de autoria dos Vereadores Paulo Botelho de Oliveira(PMDB) e Telmo Nestor Berger(PTB), que institui a realização anualmente desta sessão solene, em homenagem a Cultura Negra Riopardense, e estabelece a homenagem para até cinco cidadãos(as) da raça negra.

Durante a sessão, os homenageados receberam certificado e após fizeram seus pronunciamentos, destacando a importância desta homenagem, que para eles é um reconhecimento que lembrarão sempre com muito carinho. Um exemplo, foi a Senhora Maria do Carmo Pinheiro Pires,benzedeira, conhecida em Rio Pardo e região como Vó Nita, que com seus 93 anos, emocionou a todos ao ir até a tribuna fazer seu agradecimento.

Neste ano, os homenageados foram:Maria do Carmo Pinheiro Pires- Vó Nita, Fabrício Ferreira dos Santos- Fabrício de Xangô, Laci da Luz Rios- Mãe Laci de Pai José de Aruanda, Jackson Simões de Almeida- Babalorixá Pai Jackson de Iemanjá e Claudia de Assis-  Ialorixá Claudia da Oyá.

Seguindo a programação da noite, os presentes puderam acompanhar a apresentação dos integrantes do Grupo de Capoeira Associação Preto Rico de Oxosse - Projeto Criança Feliz tem Ginga, que junto com o Mestre Genésio e Contramestre Ednei fizeram uma belíssima apresentação.Flávia Severo(Negra Originalidade) e Thais Severo(Negra Simpatia),  da Corte da Beleza Negra de Rio Pardo 2014/2015, realizaram uma linda coreografia, uma dança afro, com a música Ilê Pérola Negra(Cantora: Daniela Mercury), que animou o público presente.

Para encerrar a sessão solene, o Hino da Umbanda foi tocado pelos tamboreiros do Movimento Negro de Rio Pardo e acompanhado pelo público presente que, de mãos dadas, demonstraram fé e união.

O Presidente do Grupo Cultural e Assistencial João Cândido e Líder do Movimento Negro de Rio Pardo,José Roberto Moreira da Silva(Betinho), agradeceu ao Poder Legislativo pela parceria para a realização desta importante homenagem que, reconhece a importância da cultura negra riopardense.

A Presidente do Legislativo Municipal, Vereadora Márcia Rocha Brum, destacou que, o Poder Legislativo mostra-se parceiro no compromisso pela igualdade, liberdade, inclusão social e contra qualquer tipo de preconceito de raça e gênero e que, esta importante condecoração entregue a valiosos cidadãos e cidadãs é dedicada a todos os representantes de entidades religiosas e personalidades ilustres de diversos segmentos sociais, que mantém viva a ancestralidade africana no município.

Além dos Vereadores(as), estiveram presentes , a Advogada do CREAS de Rio Pardo, Sônia Cruz, representando o Prefeito Municipal, o Soldado Daniel Menezes da Silveira, representando o Comandante do 2º BPM, o Presidente do Grupo Cultural e Assistencial João Cândido e Líder do Movimento Negro de Rio Pardo,José Roberto Moreira da Silva(Betinho), a representante do Grupo Cultural e Assistencial João Cândido, Vera Garcia, a representante da Corte da Beleza Negra de Rio Pardo, Luana Pedroso, a representante da Religião Afro de Rio Pardo, Sirlei Alves da Silva, a Consulesa e Delegada Afroconesul 2015, Fabiane Kupka, a Corte da Beleza Negra de Rio Pardo 2014/2015: Karolaine Pereira- Mais Bela Negra , Igor Ferreira Rodrigues- Mais Belo Negro , Luciane de Souza- Mais Bela Negra Mirim , Thais Severo- Negra Simpatia , Luiz Carlos dos Santos- Negro Simpatia , Flávia Severo- Negra Originalidade , Renato Junior Freitas Rodrigues- Negro Originalidade e familiares dos homenageados.

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA- O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, no dia 20 de novembro e foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem ao Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial. Um quilombo era uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.

Crédito/fotos: Pedro Silva

AUDIÊNCIA PÚBLICA para apresentação e avaliação das Metas Fiscais, do Executivo Municipal, relativo ao 1º quadrimestre de 2017

Metas Fiscais 3º Quadrimestre de 2016
A Comissão de Constituição, Justiça,Orçamento, Economia, Finanças e Redação Final realizará audiência pública para apresentação e avaliação das metas ficais do 3º Quadrimestre de 2016, no dia 06 de março de 2017, às 14 h, no Plenário Arthur Taurino de Rezende, da Câmara Municipal de Rio Pardo.