Sessão solene inaugurou a Galeria das Vereadoras da Câmara Municipal

A Câmara de Vereadores de Rio Pardo completou no dia  20 de maio de 2015, 204 anos de existência. Sendo uma das câmaras mais antigas do Rio Grande do Sul, tem marcado história pelo seu trabalho e atuação. Por isso, para celebrar esse momento, em uma noite marcada pela emoção, realizou-se ontem, segunda-feira, 21 de dezembro, sessão solene para inaugurar a Galeria das Vereadoras.

A homenagem destacou 17 vereadoras, entre eleitas e suplentes, que tiveram suas fotos expostas em uma galeria, localizada no hall de entrada da Casa Legislativa. A primeira foto é da Vereadora Rita Lobato, que em 1935 foi eleita pelo Partido Libertador, e as demais seguem até os dias atuais, mostrando que as mulheres, ao longo dos anos, tem se destacado na luta pela igualdade e pelo empoderamento na vida pública.

Essa sessão, foi instituída através do requerimento nº 07, de 11 de maio de 2015, de autoria da Presidente do Legislativo Municipal, Vereadora Márcia Rocha Brum(PMDB) e da Vereadora Helena Maria Gassen Etges(PMDB).Seguindo uma reivindicação antiga, proposta pelas Vereadoras Marisete Wietzke de Oliveira(PTB) e Cláudia Silveira Zambarda(PMDB), referente ao requerimento nº 13, de 29 de maio de 2006.

Durante a sessão, as vereadoras homenageadas e os familiares de algumas, que estiveram presentes representando as mesmas, receberam uma lembrança e após fizeram seus pronunciamentos, destacando a importância desta homenagem e a emoção que estavam sentindo ao relembrar muitas histórias.

No final da sessão, a Presidente da Casa Legislativa, Vereadora Márcia Rocha Brum, o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Edson Brum, o Prefeito Municipal, Fernando Schwanke, juntamente com as vereadoras homenageadas, descerraram o pano que cobria as fotos, realizando assim, o ato de inauguração da Galeria das Vereadoras.

A Vereadora Helena Maria Gassen Etges, destacou: "esta homenagem é uma lembrança que marcará a nossa história e a trajetória que tivemos nesse parlamento pois, são quatro anos que representamos o povo, com dignidade, ética e respeito".

Segundo a Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Márcia Rocha Brum, a criação da Galeria com fotos das Vereadoras é um momento histórico e festivo. "Histórico porque referendamos a trajetória da mulher no Legislativo Riopardense. Festivo porque congratulamos com a comunidade a importância desta homenagem".

Além dos Vereadores(as), estiveram presentes entre as autoridades, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do RS, Deputado Estadual, Edson Brum, o Comandante do CRPO do Vale do Rio Pardo, Coronel Valmir José dos Reis,o Prefeito Municipal, Fernando Shwanke, a Gerente da Corsan de Rio Pardo, Rosângela Freitas, como também, familiares das vereadoras homenageadas.

VEREADORAS HOMENAGEADAS:
 Rita Lobato(in memoriam), Elsa Dornelles Sá, Rosane Beatriz Limberger, Cleusa Fagundes, Dinah Menezes Frey, Cláudia Silveira Zambarda, Helena Maria Gassen Etges e Elisabete Elena Frantz Lau.

PRESIDENTES:
Ana Rosa Petry da Silva, Marisete Wietzke de Oliveira e Márcia Rocha Brum.

SUPLENTES:
Leda Rezende Guimarães(in memoriam), Maria do Carmo Lima Araujo(in memoriam), Polínia Carolina Panta Meurer, Iliana Rodrigues(in memoriam), Elizabeth Maria Nascimento Furtado e Leonida Frantz(in memoriam).

Crédito/fotos: Vinícius Reis

Sessão Solene em Homenagem Profissional, Título de Cidadão Honorário e Cidadã Emérita

Ocorreu na Segunda- feira, as 19 hs na Câmara de Vereadores, a Sessão Solene que reconheceu em Homenagem e profissionalismo, 03 soldados instrutores do PROERD (Programa Educacional de Combate as Drogas e a Violência da Brigada Militar). Foram agraciados com as Homenagens Danuza da Silva Corrêa, Fábio Soares e Michelle Limberger dos Santos. Também na Sessão Solene as Honrarias de Título de Cidadã Emérita entregue a Paula Maria Benévolo de Castro, e Título de Cidadão Honorário a Brilhante trajetória do ex Comandante dos Bombeiros do 6° BPM, Sr. João Francisco Barbosa.

Ato Solene em Homenagem a ACIS

Aconteceu na última quarta- feira, dia 16 de novembro, o Ato Solene em Homenagem a ACIS (Associação Comercial Industrial e Serviços) na Câmara Legislativa. Através do Requerimento 13/2016, de autoria do Vereador Telmo Nestor Berger.

Sessão Solene Prêmio Cidadã Maria de Quadros Pereira Rêgo

Ocorreu na noite do dia 31 de outubro na Câmara de Vereadores de Rio Pardo, a Sessão Solene Homenagem Cidadã Maria de Quadros Pereira Rêgo, prêmio que destaca professores pela atuação e desempenho na Educação do Município. A Lei 1828/L de 31 de julho de 2013, de autoria da Vereadora e Presidente da Câmara, Helena Maria Gassen Etges, nomeia anualmente três professores pela Secretaria da Educação e três Professores pela Comissão de Educação da Casa Legislativa.

Convocação para Audiência Pública

O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA, ECONOMIA, FINANÇAS E REDAÇÃO FINAL da Câmara Municipal de Rio Pardo, TORNA PÚBLICO, que a Comissão realizará no dia 26 de setembro de 2016, às 14 horas, no Plenário Arthur Taurino de Rezende, da Câmara Municipal de Rio Pardo, Audiência Pública para apresentação e avaliação das Metas Fiscais.

Convocação para Audiência Pública

O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA, ECONOMIA E FINANÇAS da Câmara Municipal de Rio Pardo, TORNA PÚBLICO, que a Comissão realizará no dia 10 de outubro de 2016, às 14:00 horas, na Sala Arthur Taurino de Rezende, da Câmara Municipal de Rio Pardo.